O mercado de cosméticos

O mercado de cosméticos

O Brasil já ocupa a terceira posição no ranking mundial de consumo de cosméticos, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão de acordo com pesquisa da Euromonitor Mundial. Somos um povo historicamente conhecido pela preocupação com a higiene e a estética, e diversos fatores fazem deste um mercado que cresce mais e mais a cada ano, chegando a somar mais de R$ 118,2 bilhões em vendas somente em 2017.

Se você está procurando uma forma de ganhar uma renda extra, ou até mesmo de trocar de ramo e conquistar a sua liberdade financeira, pode acreditar que essa é uma boa área para investir. Vamos te dizer por que investir nas vendas de cosméticos e como fazer isso neste e em outros artigos.

 

Quem consome produtos de beleza?

Antigamente, predominava a ideia de que as mulheres eram as grandes consumidoras de cosméticos e produtos de beleza. Mais do que isso, que por se tratarem de produtos caros, somente uma parcela delas tinha acesso a isso. Essas ideias já não correspondem à realidade. Hoje, os homens correspondem a uma parcela significativa de consumidores. Eles estão mais vaidosos, preocupados com marcas de expressão, com a aparência da barba e dos cabelos, e estão encontrando um mercado aquecido, que oferece diversas opções de produtos e incentiva esses cuidados. Mais do que isso, estão se tornando um público fiel, que realmente investe quando gosta de um produto ou serviço e indica aos amigos e familiares. Tudo isso faz acreditar que o mercado de beleza masculina é um segmento em expansão, principalmente no que se trata dos itens de pré e pós barba, dos cremes e loções, que passaram a ser explorados há menos tempo em comparação com os desodorantes e perfumes que já são sucesso de vendas.

Outro fator que temos que explorar é a modernização dos produtos, que possibilita resultados realmente bons e uma variação de preços incrível. Cada vez mais os produtos incorporam tecnologias de modo a prevenir procedimentos estéticos invasivos (como as cirurgias) ou com resultados bem próximos aos desses procedimentos. São cremes, máscaras e maquiagens que trazem efeitos fantásticos, e o melhor, geralmente as marcas investem em diferentes públicos.

Existem as marcas direcionadas às classes A e B, mas o mercado que mais tem crescido são as linhas que atingem às classes C, D e E, acompanhando uma tendência de cuidados que cresce junto com a expectativa de vida do brasileiro. São os produtos em versões menores, mais leves, ou aqueles inspirados em produtos de marcas mais caras. É a verdadeira democratização do acesso à beleza e aos cuidados de higiene pessoal alavancando as vendas do setor, e se você souber como chegar nesses públicos em constante crescimento, vai ter uma vantagem incrível!

 

Como posso me aproveitar desse mercado?

Muitas das empresas de cosméticos e produtos de higiene pessoal têm seguido uma grande tendência mundial de vendas, as chamadas vendas diretas. As vendas diretas nada mais são do que aquelas feitas por revendedores, através de catálogos ou de produtos adquiridos por eles para serem repassados com uma comissão. Esse é um bom negócio para todas as partes, começando pela empresa, que não precisa investir em pontos de venda, funcionários em funções administrativas e de limpeza, passando pelo revendedor que torna-se seu próprio chefe, estabelecendo horários e locais de trabalho, além de gerenciar seus lucros e finalmente chegando ao cliente, que tem um atendimento diferenciado e qualificado, geralmente no local de sua escolha e que pode ter acesso a produtos de qualidade por um valor mais acessível. Um dos modelos de vendas diretas que mais cresce por conta de suas imensas vantagens é o Marketing Multinível, ou marketing em rede.

 

O Marketing Multinível

No Marketing Multinível, o revendedor ganha uma participação nos lucros dos produtos vendidos por ele, mas a grande diferença é que ele tem uma oportunidade a mais de lucrar, formando uma rede de vendedores e ganhando através das vendas da sua rede. Por isso, o Marketing Multinível também é conhecido como marketing em rede

No Brasil, durante algum tempo predominou a ideia de que Marketing Multinível, ou em rede, era o mesmo que pirâmide, e, portanto, não era um bom negócio. Essa confusão é bastante comum, já que quando explicamos o conceito do lucro que é gerado tanto por meio dos produtos quanto da produtividade dos distribuidores recrutados, as duas propostas são um tanto semelhantes. Mas as semelhanças param por aí.

Os esquemas de pirâmide são ilegais no Brasil, e se diferem do Marketing Multinível por um conceito principal: o lucro é obtido somente com a entrada de novos integrantes no esquema.

Muitos desses esquemas de pirâmide nem chegam a comercializar produtos, ou quando o fazem não possuem valor de mercado compatível com o investimento inicial. É como se você investisse 5 mil reais para entrar no negócio, mas mesmo vendendo os produtos em um valor acima do praticado pelos concorrentes, ao final só conseguisse recuperar 3 mil reais, sem nenhum lucro e ainda arcando com um prejuízo. Dessa forma, a diferença mais básica é que o Marketing Multinível oferece um produto como principal fonte de lucro, enquanto a pirâmide insiste somente no recrutamento de pessoas.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o modelo de vendas de uma empresa, verifique se ela está associada à ABEVD, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas. Essa é a sua garantia de que está seguindo um negócio legal e com chances reais de prosperar financeiramente.

 

Como eu aproveito essa grande oportunidade de lucro?

Você pode estar se perguntando como tudo isso pode mudar a sua vida, afinal o Marketing Multinível é o modelo de vendas que mais faz milionários no Brasil e no mundo, e você chegou até aqui procurando por uma forma de ter uma renda extra, de conquistar um objetivo em um determinado tempo ou mesmo de ter sua independência financeira. Saiba que não existe um meio de chegar lá sem trabalhar e se dedicar, mas o meu papel é te direcionar para que você consiga o que quer mais rápido e mais fácil. Por isso, fique ligado nas dicas e assine nosso newsletter.

Boas vendas!

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