Investimento no Marketing Multinível

Vale a pena investir em Marketing Multinível?

Grandes marcas têm adotado o Marketing Multinível como uma das formas de vendas, ou até mesmo a única delas por entender as diversas vantagens para a empresa, para o vendedor e, principalmente, para o cliente. Já conversamos em outros artigos sobre algumas dessas vantagens, mas hoje vamos falar um pouco sobre as polêmicas que estão envolvidas com o marketing multinível e que podem estar impedindo você de iniciar nesse negócio que tem mudado a vida de muitas pessoas.

 

Quem ganha com o Marketing Multinível?

Antes de mais nada, vamos entender o que faz grandes empresas investirem nesse modelo de vendas.  Um dos principais motivos é que as empresas que adotam um sistema de vendas diretas não estabelecem vínculos empregatícios com os revendedores. Isso quer dizer que não existe contrato, que os vendedores são independentes. Essa pode ser uma excelente vantagem para quem gosta de trabalhar com liberdade, sendo seu próprio patrão, estabelecendo investimento, metodologia e horário de trabalho.

Outro motivo que tem chamado a atenção das empresas é a qualidade do atendimento e a possibilidade de atingir outros tipos de público. Um dos conceitos que você deve entender primeiro é que o Marketing Multinível possibilita um caminho mais curto entre a marca e o consumidor. Corta-se a estrutura física – as lojas – e todas as implicações disso, como aluguel, contas, mobiliário, e uma grande quantidade de funcionários. Isso faz com que o preço final do produto seja bem mais baixo e que a margem de lucro do revendedor possa ser bem interessante. As implicações disso são muitas, entre elas o valor competitivo de mercado para o consumidor e a motivação do revendedor por uma boa comissão. Daí temos o gancho para a próxima vantagem: a qualidade do atendimento.

Com comissões convincentes e condições de trabalho flexíveis, os revendedores costumam ter mais motivação para trabalhar. Como resultado, observamos que os grandes destaques nessa área são pessoas que sabem falar sobre os produtos que vendem, que estudam sobre os métodos de vendas e que atendem os clientes com muita atenção e educação. Isso tudo cria uma clientela fiel, que fortalece a marca. No final, é tudo um grande ciclo de vantagens para todos os lados.

 

Então o Marketing Multinível é o negócio perfeito?

Vamos com calma. Como todo modelo, o Marketing Multinível tem algumas desvantagens e algumas coisas que as pessoas não costumam contar, mas nós vamos falar delas para que você possa estar preparado.

Primeiro, tenha cuidado com promessas tentadoras demais. Analise bem as propostas oferecidas, a quantidade de trabalho e de lucro, usando sempre o bom senso. Desconfie de empresas que prometem dinheiro rápido e fácil, pois não existe crescimento sem trabalho duro. Como já dissemos anteriormente, existe uma flexibilidade muito interessante nesse ramo, mas é sempre bom lembrar que o lucro costuma ser proporcional ao esforço investido, e quando dizemos esforço, estamos falando de estudo, tempo e dedicação.

Outro ponto que você deve prestar atenção é o comprometimento das pessoas com quem você está se envolvendo. Isso quer dizer que você tem que estar de olhos abertos para todos, desde a pessoa que te recrutou (se você chegou ao Marketing Multinível por meio de um amigo ou conhecido), até o cliente final.

Quando você recruta ou é recrutado para o Marketing Multinível, tem que entender que existe uma relação de responsabilidade. Quem recruta deve dar suporte, oferecer ajuda, mostrar dicas para ser bem-sucedido e até mesmo fazer ou indicar treinamentos. Quem se compromete deve saber que esse, como todos os tipos de negócio, depende de vários fatores, como já falamos acima, inclusive sorte. Tome cuidado para não se envolver ou se tornar uma dessas pessoas impulsivas, que formam redes só por formar, sem se preocupar que os distribuidores não tenham experiência ou vontade de dar certo. Isso pode sujar o seu nome e o nome da empresa que está representando, a partir do momento que essas pessoas se tornam incômodas para o cliente.

Não podemos deixar de falar também dos clientes. É claro que você vai vender para vários tipos de pessoas, conhecidas e desconhecidas, e não dá para saber o perfil de cada uma. De qualquer forma existem algumas medidas que devem ser tomadas para que o seu negócio dê certo. A primeira delas é em relação aos amigos e conhecidos. Muitas vezes o cliente é seu amigo, por isso você acaba criando condições diferentes, como aceitar o pagamento em um dia diferente ou parcelar o valor de uma forma que você não costuma fazer. Cuidado para que isso não acabe criando uma situação difícil, que pode te prejudicar. Se o seu amigo esquecer de te pagar, por exemplo, crie estratégias para cobrar. Muitas pessoas não fazem isso por vergonha e acabam saindo no prejuízo. Outra questão que pode dar dor de cabeça é a encomenda de produtos. As vezes o cliente quer um ou alguns produtos que você não tem no momento, e você adquire para poder atender ao pedido dele. Mas se o cliente desistir, você pode ter dificuldade de vender para outra pessoa e recuperar o investimento feito. Para tentar minimizar isso, você pode explicar ao cliente e pedir o pagamento adiantado, ou mesmo cobrar um sinal, um valor simbólico para que a pessoa se comprometa com o pedido e para que, caso desista, você não tenha que arcar com o prejuízo sozinho.

Você deve se atentar também ao investimento que o negócio pede. No Marketing Multinível, geralmente o custo para adquirir os kits ou produtos não é alto, principalmente se formos comparar com o custo para abrir qualquer tipo de negócio formal, como uma loja. As empresas também costumam oferecer opções com valores diferentes, de acordo com o que o revendedor está disposto a gastar. O investimento passa a ser um risco quando as mercadorias adquiridas são muito difíceis de vender. Isso pode acontecer com produtos caros, com marcas desconhecidas ou nichos de mercado muito específicos. É aí que entra uma coisa que sempre dizemos, mas não custa repetir: o seu conhecimento. Busque informações dos produtos que deseja vender, pergunte para as pessoas que já estão no ramo e converse com potenciais clientes.

Percebemos que a maior parte das desvantagens relacionadas ao Marketing Multinível pode ser solucionada com estudo e jogo de cintura. Fique ligado nas nossas dicas para fazer suas vendas decolarem!

 

Boas vendas!

 

Tags:

Voltar para Blog

Oportunidade Cless

Estamos construindo a maior rede de empreendedores do Brasil.

Junte-se a nós!