Conhecendo o Marketing Multinível

Como ganhar dinheiro extra?

As estratégias para economizar já não estão sendo suficientes. Os gastos continuam a aparecer, e no final do mês e a conta não fecha, não é? Você começa a pensar alternativas para ganhar mais dinheiro e acabar com as dívidas, mas se depara com vários obstáculos: tempo, perfil, produto, dinheiro para investir.

Saiba que é possível ter uma renda extra e até mesmo conquistar sua independência financeira. Hoje vamos falar um pouco sobre um tipo de negócio que muitos pensam conhecer, mas nem todos tem a real ideia do que é e de como pode mudar vidas, inclusive a sua. O Marketing Multinível é o sistema que atualmente faz mais pessoas enriquecerem, basta saber ganhar dinheiro com ele, e é isso o que vamos te mostrar.

O sistema de venda Direta

A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços baseado no contato pessoal entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo. Para o cliente, isso é garantia de um contato mais personalizado, que tem se perdido cada vez mais no comércio tradicional de varejo.

Existem diversas formas de venda direta. As modalidades mais conhecidas são as vendas por catálogos, quando o vendedor disponibiliza o catálogo ou folheto ao consumidor, diretamente ou em algum estabelecimento. Em determinada data, faz o pedido e depois de alguns dias entrega o produto. Temos também as vendas porta a porta, em que o vendedor vai até a casa ou local de trabalho do consumidor para fazer uma demonstração e vender os produtos. Por fim, temos ainda as chamadas “Party Plans”, onde o vendedor convida possíveis clientes para um coquetel ou café com o intuito de demonstrar produtos, promover sorteios ou cursos e vendê-los.

Os revendedores podem lucrar de duas maneiras: em um sistema chamado mononível, onde ele compra e revende os produtos, acrescentando uma margem de lucro, ou em um sistema multinível, onde além da margem de lucro, o revendedor que indicar outros revendedores também ganha uma porcentagem em cima dessas vendas.

Conhecendo o Marketing Multinível

O Marketing Multinível é um modelo de vendas diretas criado na década de 40, nos Estados Unidos. Surgiu como uma evolução das vendas mononível, as tradicionais vendas de porta em porta, onde o revendedor adquiria os produtos e recebia uma comissão individual quando conseguia a venda. No modelo multinível, o revendedor ganha uma participação nos lucros dos produtos comercializados por ele e tem a oportunidade de formar uma rede de vendedores, lucrando através dela também. Por isso também é conhecido como marketing em rede. É o dobro de oportunidades de receber o lucro.

Nesse modelo de marketing em rede, o revendedor é, também, uma espécie de gerente de vendas, um líder. Ele precisa se esforçar para vender seus produtos para uma clientela, gerando lucro direto, e para atrair novos revendedores para sua rede, já que a cada produto comercializado por eles, receberá um lucro indireto por meio da comissão.

O segredo para ganhar dinheiro com esse modelo de vendas é conquistar bons contatos, liderando-os e orientando-os para fortalecer a rede e alavancar as vendas. Com o passar do tempo, será possível agregar lucros pelas vendas da sua rede e diminuir o tempo de trabalho. Quanto mais forte e preparada sua equipe for, maiores serão os lucros de todos.

Marketing Multinível é a mesma coisa que pirâmide?

Quando explicamos o conceito do lucro no Marketing Multinível, que é gerado tanto por meio dos produtos quanto da produtividade dos distribuidores recrutados, muita gente acredita se tratar de um esquema de pirâmide, mas saiba: Marketing Multinível, ou em rede, não é pirâmide!

Os esquemas de pirâmide são ilegais no Brasil, e se diferem do Marketing Multinível por um conceito principal: o lucro é obtido somente com a entrada de novos integrantes no esquema. Muitos desses esquemas de pirâmide nem chegam a comercializar produtos, ou quando o fazem não possuem valor de mercado compatível com os similares ou que simbolize retorno do investimento inicial. Dessa forma, a diferença mais básica é que o Marketing Multinível oferece um produto como principal fonte de lucro, enquanto a pirâmide insiste somente no recrutamento.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o modelo de vendas de uma empresa, verifique se ela está associada à ABEVD, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas.

Vantagens do Marketing Multinível

Não se engane, não existem fórmulas mirabolantes de ganhar dinheiro rápido sem trabalho. Mas se você investir no negócio certo e se aproveitar de estratégias que vamos te ensinar, você vai prosperar.

O segredo para ganhar dinheiro com esse modelo de vendas é conquistar bons contatos, liderando-os e orientando-os para fortalecer a rede e alavancar as vendas. Quanto mais forte e preparada sua equipe for, maiores serão os lucros de todos.

Estamos falando de um setor que a cada ano cresce e se solidifica no Brasil e no mundo, chegando ao faturamento de R$45,2 bilhões somente em 2017 segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). E você pode se aproveitar desse mercado.

A primeira vantagem é que você pode utilizar o reconhecimento e a estrutura de grandes marcas que adotam esse modelo de vendas. Muitas empresas de Marketing Multinível tem excelentes produtos, com padrão de qualidade internacional e clientela consolidada. Muitas delas também oferecem um suporte ao revendedor que facilita muito o processo de trabalho, com grande e variado material de divulgação e de distribuição, cursos e treinamentos. Além disso, como distribuidor independente você não precisa arriscar um capital investindo em uma grande infraestrutura e não tem despesas com funcionários diretos. Se você não conhece ou está em dúvida de qual marca escolher, fale conosco e te indicaremos a empresa que combina com o seu perfil de negócios.

A segunda vantagem é a autonomia de trabalho que o Marketing Multinível proporciona. Você pode determinar quantas horas por dia dedicará a isso, qual produto irá comercializar e qual a metodologia de trabalho irá adotar. É claro que, como dissemos anteriormente, não existe uma forma de ganhar dinheiro rápido e sem trabalho, mas saber que seu ganho será proporcional à sua produtividade é uma grande motivação.

A terceira e principal vantagem, é que você pode se aproveitar de uma grande cadeia de lucros. Você pode comercializar diretamente para uma clientela e obter lucro direto. Pode também recrutar novos revendedores, que originarão lucro a você através de comissão. Esses novos representantes podem também criar sua própria rede, que irá gerar lucros ao seu representante e a você, e assim por diante. Dessa forma, tendo uma rede forte e bem orientada, todos irão obter lucros maiores.

Esse é um negócio para mim?

Se você chegou até aqui, pode estar se perguntando se esse é um bom negócio. O Marketing Multinível é um dos setores que mais cresce no Brasil, alcançando um público que muitas vezes não chega ao comércio tradicional de lojas físicas e apresentando um atendimento qualificado e personalizado.

E o melhor é que você não precisa ter um perfil específico para se tornar representante. É possível ser um revendedor independente do sexo, idade, escolaridade ou experiência anterior.

Existem diversos meios de chegar tanto ao cliente final quanto de montar uma rede forte de revendedores, desde a internet, que se tornou uma potente ferramenta de vendas, até reuniões e encontros específicos para isso, passando pelo bom e velho porta a porta.

Da mesma forma, existe uma variedade enorme de marcas e produtos que podem ser oferecidos, desde Cosméticos a Suplementos Nutricionais, sendo assim basta encontrar o produto que mais se ajusta ao seu perfil, ao perfil dos seus potenciais clientes e dos possíveis membros de sua rede de revendedores.

Cosméticos

Uma ótima opção de produtos a serem comercializados por meio do Marketing Multinível são os Cosméticos. O setor de Cosméticos e produtos de Higiene Pessoal é um dos que mais cresce no país, driblando a crise e chegando a faturar mais de 42,5 bilhões de reais apenas em 2017, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Isso faz do Brasil um dos principais mercados de Cosméticos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

É fácil compreender a expansão do mercado de Cosméticos no Brasil. Em primeiro lugar, vivemos em um país onde a valorização da aparência é constante, e inspira cuidados de higiene e estética. O aumento da expectativa de vida também colabora para que se busque a jovialidade e o envelhecimento com qualidade. Outro fator que deve ser levado em consideração é o crescimento da procura de produtos Cosméticos e de Higiene Pessoal por perfis que antes não os acessavam, como por exemplo o público masculino, que tem cada vez mais mudado seus hábitos e investido em beleza, chegando até mesmo a inspirar a criação de linhas específicas de produtos.

Em segundo lugar, apesar da crise econômica que afeta o país e praticamente todo o mundo, vivemos uma fase de melhor distribuição de renda e de diversificação dos valores dos produtos, que possibilita o maior alcance das classes C e D a produtos que antes não eram consumidos, como os Cosméticos e os produtos Higiene Pessoal.

Não podemos deixar de citar que contribuem para uma performance cada vez mais significativa no setor de Cosméticos a utilização da tecnologia, o alcance dos meios de comunicação, colaborando para novos meios de divulgação e a ampliação do mercado de vendas, que hoje deixou de ser representado apenas por lojas físicas. Muitas marcas de Cosméticos têm investido no mercado de vendas diretas para atender seus clientes de forma mais pessoal, garantindo uma qualidade que nem sempre encontra nas lojas. E você pode se beneficiar disso.

Como posso me beneficiar disso?

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que esse é um mercado em expansão, e pode se beneficiar dessa informação.

Existem diversas marcas de Cosméticos que já adotaram o modelo de vendas Multinível com sucesso, oferecendo a seu público um atendimento personalizado e de qualidade e aos seus revendedores grandes chances de prosperar profissionalmente e financeiramente.

É interessante perceber que esse mercado não exige do revendedor um perfil específico. Existem nichos de mercado que podem ser explorados e abranger ambos os sexos, diversas faixas de idade, escolaridade ou mesmo experiências anteriores, basta compreender o mercado e as possibilidades de trabalho.

Ter interesse em estudar as metodologias de vendas e os produtos que você pode oferecer ao seu público já é um ótimo primeiro passo para se dar bem nesse ramo, e vamos te dar mais informações e dicas de negócios. Inscreva-se em nosso newsletter e receba nossas novidades para impulsionar sua carreira de vendas.

Como fazer o marketing de rede?

Você pode estar se perguntando como colocar todas essas estratégias em prática. Não existe um modelo único de negócios, mas reunimos algumas dicas para que você prospere mais rapidamente.

Planeje – Primeiramente é preciso fazer um planejamento. É importante ter em vista o que você espera desse novo negócio, se é ter um complemento de renda ou com o tempo se tornar sua principal fonte de renda. Cada uma dessas coisas exigirá de você uma dedicação diferente.

Determine suas metas a curto, médio e longo prazo em relação à realização profissional e ao lucro pretendido. Seja realista, para não se sentir frustrado. Lembre-se que não existe negócio milagroso, que tudo exige trabalho árduo, mas que sem planejamento a possibilidade de prosperar é muito menor.

Estude – Analise o produto que pretende vender, o mercado que quer ingressar, o público que irá atingir. Esse é um ponto importante para que você possa utilizar as linguagens e os meio mais adequados para conseguir seus objetivos.

Pesquise sobre as empresas do ramo, verifique e compare as possibilidades de negócios. Saber falar com propriedade sobre seus concorrentes, demonstrando seus pontos fortes perante eles é um diferencial. Procure sempre por fontes confiáveis e não se deixe enganar por oportunidades que soem perfeitas demais. É importante também conversar com pessoas que já estão trabalhando na área que você pretende ingressar, em busca de ideias e até mesmo de parcerias.

Preze sempre pela qualidade – Seja na hora de escolher a marca que irá representar ou de falar com seu cliente, saiba oferecer qualidade. Isso significa ter um bom produto, é claro, mas também ter uma boa aparência, estabelecer uma relação com seu público, falar e escrever corretamente e respeitosamente.

Acredite – É interessante que você se identifique com os produtos que for comercializar e com o público que irá atingir. É muito mais fácil você convencer um cliente a comprar um produto em que você acredite na qualidade e na utilidade, e se possível um produto do qual você seja além de revendedor, cliente também. A experiência como cliente faz com que você tenha uma outra visão e se aproxime ainda mais do seu público.

Escolha bons parceiros – Prefira trabalhar com parceiros de confiança, desde a empresa escolhida até os revendedores de sua rede. Isso poupa tempo e dor de cabeça.

Tenha bons relacionamentos com seus parceiros comerciais. Isso faz com que o trabalho flua com mais facilidade e, é claro, com mais qualidade.

Adote diferentes estratégias de venda – Realize encontros, aproveite as ferramentas tecnológicas, utilize as redes sociais, frequente pontos de encontro do seu público. Hoje existem diversas formas de chegar até seu cliente final, e você pode usar uma delas ou a combinação de algumas. Saiba chegar até o seu cliente.

Nos próximos textos abordaremos algumas dessas táticas de vendas e direcionaremos o seu negócio para o sucesso. Fique ligado nas nossas novidades, assine nosso newsletter e saiba como alavancar suas vendas.

Boas vendas!

 

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