Como vender no Marketing Multinível?

Como vender no Marketing Multinível?

Você já deve saber que o Marketing Multinível é uma das estratégias que mais faz milionários no mundo, e que muitas grandes empresas já adotaram esse modelo de vendas, que só no ano de 2017 chegou ao faturamento de R$ 45,2 bilhões segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). Então para quem busca uma fonte de renda alternativa, para quem quer mudar de ramo de trabalho ou mesmo ganhar um dinheiro extra para atingir um objetivo, esse é um ótimo negócio. Mas como começar a vender e se destacar nesse meio? É sobre isso que vamos falar hoje!

Se você está começando agora ou mesmo se já tem alguma experiência com vendas, a primeira dica é sempre observar e estudar estratégias de vendas. Delimite e conheça seu público, saiba falar a mesma linguagem que quem você está atendendo, conquiste a pessoa para que ela se torne seu cliente. As pessoas têm perfis diferentes, mas de forma geral, todos gostam de ser tratados com educação, respeito e de ganhar um elogio quando algo dá certo. Mas atenção aos exageros e mentiras! Talvez na hora você até consiga enganar seu cliente, mas quando ele se der conta, provavelmente nunca mais volte a comprar com você. No final, é sempre um bom negócio ser honesto.

Além de conhecer seu público, é importante que você conheça bem os produtos que está vendendo, os concorrentes e as novidades de mercado da sua área. Isso faz com que você possa vender com mais segurança, valorizando os pontos fortes da sua mercadoria, instruindo corretamente o consumidor e explorando nichos. Inclusive as melhores marcas costumam ter materiais explicando detalhadamente os produtos e a forma de utilização, para que você possa orientar o cliente da melhor forma possível. Escolha representar uma marca com um bom suporte ao revendedor para facilitar esse processo.

 

Estratégias de venda

Existem diversas formas de chegar ao seu público. Isso vai depender tanto do seu perfil quanto de quem você quer atingir. Se você já conseguiu cumprir a dica acima de delimitar e conhecer seu público, já consegue ter uma ideia de qual das estratégias que vamos explicar pode funcionar melhor. Se você ainda tem dúvidas nesse sentido, pode experimentar e observar qual delas combina mais com seu estilo de vendas. Vamos mostrar algumas opções:

Reuniões caseiras: é possível organizar encontros para conhecer pessoas que possam se interessar em fazer parte da sua rede de vendedores no Marketing Multinível ou até mesmo para chegar ao seu cliente final, vendendo seus produtos. Party plan é o nome que se dá a qualquer um desses encontros, que pode ser desde uma reunião até um café. Se você está falando com um público formal, é interessante pensar em uma apresentação, um pequeno evento, ou um jantar de negócios. Providencie convites e dê preferência para a entrega pessoalmente. Um pequeno mimo também cai bem. Por outro lado, se você quer atingir um público mais informal, é possível fazer uma demonstração ou um café, mais ao estilo “encontro entre amigos”. Nesse formato, é possível convidar por eventos criados nas redes sociais, mensagens e boca a boca. Pense em uma maneira de chamar a atenção, como sorteio de produtos ou a possibilidade de aprender alguma coisa, como uma forma diferente de utilizar o produto que você está vendendo.

Redes sociais: Já falamos um pouco sobre como utilizar as redes sociais para conquistar parceiros comerciais no Marketing Multinível e clientes. Primeiramente é preciso ter perfis nas redes sociais que sejam atrativos para seu público. Textos claros, fotos nítidas e atenção na interação com o público são alguns dos elementos essenciais. Procure criar ambientes propícios para a compra. Informações sobre entrega, prazo e forma de pagamento são imprescindíveis. Mostre por que o seu cliente deve comprar o seu produto, e melhor ainda, por que ele deve comprar com você. Coloque-se sempre à disposição para responder mensagens e tirar dúvidas. O interessante da utilização das redes sociais é que costuma ser mais fácil para quem é tímido, já que evita o contato pessoal e é possível criar frases mais ou menos estabelecidas para cada assunto. Para mais dicas sobre esse método de vendas, leia nossos artigos anteriores sobre como vender nas redes sociais!

Vendas porta a porta: tire da cabeça a ideia dos filmes americanos antigos onde revendedores literalmente batiam à porta dos clientes. As vendas porta a porta também se modernizaram, e hoje isso quer dizer que você pode e deve frequentar espaços onde seu público está, como por exemplo locais de trabalho, academias e salões de beleza. Muitas pessoas não têm tempo ou mesmo disposição de ir em lojas físicas, portanto ter um revendedor no local de trabalho ou em algum lugar que já faz parte do dia a dia pode ser interessante. Tome cuidado apenas para não ser muito invasivo, lembrando que as pessoas estão exercendo outras atividades. Sempre observe, pergunte se é um bom momento, coloque seus produtos à disposição e entregue cartões. Tenha calma para esperar caso seja necessário. Criar uma rotina também pode ser interessante para fidelizar clientes, como por exemplo passar a cada quinze dias ou uma vez por mês. Avise sobre essa rotina e as pessoas poderão se programar para comprar de sempre de você.

Você é sua melhor vitrine: é importante que você se identifique com os produtos que vende. Não adianta vender cosméticos e não usar nenhum tipo de creme ou maquiagem, representar uma marca de produtos naturais e não cuidar da saúde, ou ainda trabalhar com produtos para animais e odiar bichos de estimação. Você tem que acreditar no que está vendendo, para que, quando alguém te perguntar como você faz para ficar com os cabelos tão bonitos ou qual é o perfume gostoso que está usando, você poder responder com confiança que você vende esse produto e ele realmente é muito bom!

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Boas vendas!

 

 

 

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