Dicas para cuidar da saúde das crianças durante a flexibilização da quarentena

Postado em 28/08/2020

Com a flexibilização da quarentena, algumas cidades liberaram a abertura de parques e áreas comuns de condomínios. Quais cuidados devem ser utilizados neste momento de reabertura para evitar o contágio com o coronavírus?

O uso contínuo de máscara é essencial durante as brincadeiras ao ar livre, seja andando de bicicleta ou durante um banho de sol. Mas vale lembrar que elas são contraindicadas em crianças menores de dois anos. Quanto ao sol, é indicado a saída antes das 10h ou depois das 16h, sempre com protetor adequado para a idade e bastante ingestão de água.

Uma dica para os pais quando os pequenos forem utilizar brinquedos do parque ou mesmo do prédio é limpar os equipamentos com álcool 70% ou toalhas umedecidas com álcool, oferecendo uma maior segurança.

Se outras crianças estiverem no local, vale manter o distanciamento e, antes de usar o brinquedo, higienizá-lo.

A higiene das mãos deve ser reforçada em ambientes públicos. Assim como as máscaras, o álcool em gel não é indicado para crianças menores de dois anos para limpar as mãozinhas devido à fase oral, pois eles colocam a mão com mais frequência na boca.

Na ausência de álcool ou sabão, pode ser utilizado lenço umedecido para higiene temporária das mãos dos pequenos e o mais rápido possível lava-las com água e sabonete.

É aconselhável evitar sair com brinquedos de casa para ser menos um objeto de contaminação e, caso saiam com eles, devem ter os mesmos critérios de higienização: limpeza com álcool 70% e se for pelúcia deve ser higienizada em máquina de lavar com sabão.

Chegando em casa, a roupa deve ser trocada e lavada e tomar banho deve ser a primeira coisa a ser feita.

Enquanto não temos a vacina para Covid19, esse será nosso novo normal, cuidem se.

Dra Patricia Aleixo – Pediatra

CRM 151.352

Instagram: @vidadepediatra

NOSSAS MARCAS