Lenço umedecido usar ou não usar?

Postado em 28/08/2020

Há grandes controvérsias quanto a esse assunto.

Nos recém nascidos, recomendamos a limpeza somente com água morna e sabonete porque a pele do bebê é bem sensível e alguns lenços umedecidos contêm substâncias que podem agredir a barreira de proteção da pele, causando dermatite (assaduras) no local.

Conforme os bebês vão crescendo, alguns pais usam os lencinhos ou toalhas como aliados da limpeza devido à praticidade, principalmente quando estão fora de casa –  assim não necessitam esquentar água.

Os lenços umedecidos são mais finos e têm textura mais suave, sendo ideais para limpar fraldas com xixi; toalhinhas são mais espessas, sendo muito utilizadas pelos cuidadores para limpar cocô. Mas ambas podem ser manuseadas tanto para limpeza tanto do xixi quanto do cocô, além de ser utilizada para limpeza das mãos na ausência de água e sabonete.

E o que observar na hora da compra? Se o produto foi dermatologicamente testado, não contém álcool na sua composição e tem fórmula suave para a idade. Para as crianças alérgicas à proteína do leite de vaca também observar no rótulo se o produto é livre de leite.

Dra. Patricia Aleixo.

CRM 151.352

Instagram: @vidadepediatra

NOSSAS MARCAS